Comunidade Ateísta do Brasil
Canal Originais Gregos da Bíblia
Rivanildo Menezes
Central Ateia do Brasil 31-9-9202-3725
QUEM ESTUDA SABE ! QUEM NÃO ESTUDA ACREDITA .
O Que é ser um ateu ?
Ateísmo representa a negação categórica da existência de divindades e entidades sobrenaturais, ou seja, da presença de Deus ou de outros deuses no Universo. O ateísmo é o conceito oposto ao do teísmo.
O ateísmo se desenvolveu a partir do crescimento de ideias baseadas no ceticismo científico e da difusão do pensamento livre. As constantes e crescentes críticas à religião também representaram um reforço para que os argumentos ateístas ganhassem força e destaque.
No entanto, somente a partir do século XVIII, com o Iluminismo, é que começaram a surgir os primeiros indivíduos que se autodeclaravam ateus. Atualmente, a Suécia é o país com maior concentração de ateus no mundo, aproximadamente 85% da população local.
O ateísmo não é uma religião, pois não se baseia nos preceitos básicos das doutrinas religiosas, como a crença em uma ser superior, a prática de rituais ou de outras regras doutrinais, por exemplo. O ateísmo consiste numa visão e posição filosófica sobre a vida.
Etimologicamente, a palavra ateísmo se originou a partir do grego atheos, que pode ser traduzido literalmente como "sem deus". Inicialmente, este termo, tido como pejorativo, costumava ser usado para se referir às pessoas que não acreditavam nos deuses que eram adorados pela sociedade da época.
Significado de Teísmo
Teísmo é o conceito filosófico que defende a existência de deuses, ou seja, entidades divinas superiores que teriam sido as responsáveis pela criação do Universo e todas as coisas que nele existem.
O teísmo suporta a ideia da existência de um (monoteísmo) ou vários deuses (politeísmo), portanto não é considerado um tipo de religião. Este conceito se limita a classificar apenas aquilo que está relacionado com a existência de deuses. A teologia, por exemplo, é uma disciplina que nasce e se baseia no conceito do teísmo.
Significado de Monoteísmo
Monoteísmo é o sistema doutrinário que admite a existência de apenas uma divindade, que segue uma única religião.
Atualmente, as principais religiões monoteístas são o islamismo, o judaísmo e o cristianismo.
Os monoteístas acreditam que o responsável pela criação de todas as coisas no Universo seja apenas um único deus. Os politeístas, por exemplo, creem que cada particularidade da natureza ou atividade humana seja de responsabilidade de diferentes divindades.
Alguns estudiosos acreditam que a primeira religião a adotar o monoteísmo tenha sido o zoroastrismo, fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zaratustra.
O que é Religião:
Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídos poderes sobrenaturais. É uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade.
Religião é também um conjunto de princípios, crenças e práticas de doutrinas religiosas, baseadas em livros sagrados, que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral, chamada Igreja.
Todos os tipos de religião têm seus fundamentos, algumas se baseiam em diversas análises filosóficas, que explicam o que somos e porque viemos ao mundo. Outras se sobressaem pela fé e outras em extensos ensinamentos éticos.
Religião, no sentido figurado, significa qualquer atividade realizada com rígida frequência. Ex: Ir para a academia todos os dia, para ele é uma religião.
Cristianismo
Cristianismo vem da palavra Cristo, que significa Messias, pessoa esperada, o redentor. É uma doutrina que acredita que Deus é o criador do universo e de toda a vida do planeta. O Cristianismo é um desdobramento do Judaísmo. Todas as formas de cristianismo obedecem às mesmas escrituras, veneram o Deus de Israel e consideram Jesus como o Cristo, Filho de Deus e Salvador da humanidade.
O cristianismo tem na Bíblia o livro sagrado dos cristãos e na Igreja o local da pregação dos ensinamentos de Cristo, através de seus Sacerdotes. As principais religiões ligadas ao Cristianismo são o Catolicismo, a Ortodoxa e o Protestantismo.
Islamismo
Islã é uma palavra árabe que significa submissão, aqueles que obedecem Alá.
O islamismo foi fundado pelo profeta Maomé, nascido em Meca, por volta de 570, na Arábia Ocidental. O que aceita a fé do islamismo é chamado de muçulmano. O livro sagrado é o Corão, onde a palavra de Deus foi revelada ao profeta Maomé. O templo é a mesquita.
O que é Teísmo:
Teísmo é o conceito filosófico que defende a existência de deuses, ou seja, entidades divinas superiores que teriam sido as responsáveis pela criação do Universo e todas as coisas que nele existem.
O teísmo suporta a ideia da existência de um (monoteísmo) ou vários deuses (politeísmo), portanto não é considerado um tipo de religião. Este conceito se limita a classificar apenas aquilo que está relacionado com a existência de deuses. A teologia, por exemplo, é uma disciplina que nasce e se baseia no conceito do teísmo.
Pode-se dividir o teísmo em: monoteísmo (crença em um só Deus); politeísmo (crença em vários deuses); e henoteísmo (crença em vários deuses, sendo que um é supremo a todos). Desta forma, os teístas são formados tanto por cristãos (monoteístas), pois acreditam em apenas um único Deus; e por hindus (politeístas), que creem em vários deuses.
O que é Zoroastrismo:
Zoroastrismo é uma antiga religião persa, que consiste na ideia principal do dualismo constante entre duas forças, representando a luta entre o bem e o mal.
Também conhecida por Masdeísmo, esta religião teria sido fundada pelo profeta Zaratustra (conhecido também como Zoroastro), em meados do século VII a.C, após este ter supostamente presenciado a figura de um “ser de luz”, que se apresentou como Ahura Mazda (o equivalente à Deus, para os cristãos).
Zoroastro exerceu um papel de reformador do padrão religioso da época, que consistia predominantemente no politeísmo. O zoroastrismo é essencialmente monoteísta (culto exclusivo à Ahura Mazda) e dualista (existência do bem e do mal).
Protestantismo
Protestantismo é uma religião que adotou as doutrinas desenvolvidas na Europa, no século XVI, como resultado dos movimentos para reformar a Igreja Católica. O protestantismo é um dos ramos do cristianismo, que surgiu do movimento que rejeitou a autoridade romana e estabeleceu reformas nacionais em vários países do norte da Europa, como o Luteranismo na Suécia e parte da Alemanha, o Calvinismo na Escócia e em Genebra e o Anglicanismo na Inglaterra.
Protestantes seriam então, aquelas igrejas oriundas da Reforma, que apesar de surgirem posteriormente, obedecem aos princípios gerais do movimento reformista.
Religião ortodoxa
Religião ortodoxa é uma doutrina que teve sua origem no cristianismo, com a divisão da Igreja Católica em Católica do Ocidente e Ortodoxa do Oriente. A Igreja Ortodoxa é portanto um ramo da Igreja Católica, com pequenas diferenças em seus dogmas.
A religião ortodoxa ou Igreja Católica Ortodoxa, se define como a correta e verdadeira Igreja criada por Jesus Cristo, e que se manteve fiel a verdade, transmitida desde os Apóstolos até os dias de hoje.
A Igreja Ortodoxa é formada por várias igrejas autônomas e Patriarcados autocéfalos, onde a autoridade suprema é uma junta governante, o Santo Sínodo Ecumênico, onde a unidade tem origem na doutrina, na fé, nos cultos e sacramentos.
Judaísmo
O judaísmo é a religião dos judeus. É a mais antiga das religiões monoteístas do mundo. O judaísmo acredita na existência de um único Deus, que criou o universo. De acordo com algumas correntes do Judaísmo, Jesus Cristo foi um bom professor e para outros, foi um falso profeta.
Ao contrário do Cristianismo, o Judaísmo não vê Jesus como Filho de Deus, enviado para salvar o ser humano. Por esse motivo, os crentes no Judaísmo esperam até hoje pelo enviado de Deus para salvação do povo.
O judaísmo é um modo de vida, associado a uma combinação de fé e convicções religiosas. O judaísmo é uma religião da família, e grande parte da fé judaica é baseada nos ensinamentos recebidos no lar. O Torá ou Pentateuco é considerado o livro sagrado dos judeus. Os cultos judaicos são realizados nas sinagogas e são comandados por um rabino. O símbolo sagrado é o Menorá, um candelabro com sete braços, que representa a luz e inspiração divina que se propagam no mundo.
O que é o Espiritismo:
Espiritismo, Kardecismo ou Espiritismo Kardecista é uma doutrina religiosa de cunho filosófico e científico, cuja principal crença gira em torno da constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações.
A doutrina espírita surgiu na França, em meados do século XIX, a partir dos estudos e observações feitas pelo renomado pedagogo e educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, também conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec (1804 – 1869).
Após se dedicar ao estudo científico do magnetismo e investigar as chamadas “mesas girantes”, que consistiam em eventos onde acontecia o movimento anormal de objetos sobre as mesas sem qualquer tipo de interferência humana, Kardec começa a se interessar por assuntos relacionados a desmaterialização dos corpos e ao percurso do espírito humano.
Como resultado, Allan Kardec publicou cinco principais obras que serviriam como guia para toda a doutrina espírita: “O Livro dos Espíritos” (1857), “O Livro dos Médiuns” (1859), “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (1863), “O Céu e o Inferno” (1865) e “A Gênese” (1868). O conjunto de todas essas obras ficaria conhecido como a “Codificação Espírita”.
Os conteúdos das obras de Kardec seriam frutos de seus diálogos com entidades espirituais de 1ª ordem, considerados “espíritos perfeitos”, pois já ultrapassaram todas as provações impostas ao longo de suas vidas passadas e atingiram o ápice do desenvolvimento espiritual.
O espiritismo é aberto aos preceitos de diferentes religiões, como a cristã e a umbanda, por exemplo, sendo que existem particularidades específicas em comparação a cada uma delas.
Na doutrina espírita, por exemplo, Jesus Cristo é visto como um espírito de 1ª ordem, ou seja, um espírito superior, com a missão de ajudar a guiar toda a humanidade em rumo da perfeição espiritual. Em contraste com o cristianismo, o espiritismo não acredita no nascimento sobrenatural de Jesus.
No entanto, a Bíblia Cristã costuma ser bastante utilizada entre os espíritas como uma das várias referências literárias sobre o mundo espiritual, em especial o relato da vida e obra de Jesus Cristo.
O espiritismo de Allan Kardec é a síntese de diferentes doutrinas, religiões e até mesmo de estudos científicos, como é o caso do Evolucionismo, de Charles Darwin. Para a doutrina espírita, os espíritos estão em constante evolução, assim como para Darwin os seres vivos também estariam evoluindo constantemente, de acordo com o meio em que estão inseridos.
Além disso, os princípios da caridade e da reencarnação são básicos do espiritismo, sendo estes respectivamente típicos do Catolicismo primitivo e do Budismo.
Ver também: significado da Umbanda.
Para o espiritismo, todos os seres humanos são médiuns, ou seja, canais de comunicação entre o mundo material e o imaterial (dos espíritos). Porém, existem pessoas com maior sensibilidade para estabelecer este elo comunicacional. Os médiuns são responsáveis por se comunicarem com os espíritos de inúmeras maneiras, sendo a psicografia e a incorporação os meios mais comuns.
Espiritismo no Brasil
O Brasil é considerado o país com a maior nação espírita do mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de brasileiros que seguem oficialmente o espiritismo como doutrina, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Um dos principais nomes do espiritismo no Brasil foi Chico Xavier (1910 – 2002), conhecido por ser um dos médiuns mais influentes no país, responsável por fazer psicografia de diversos espíritos.
Inicialmente, a doutrina espírita começou a se popularizar nas altas classes sociais de Salvador, onde o trabalho de Allan Kardec era calorosamente debatido entre os intelectuais da época. Com a tradução das obras de Kardec para o português (em 1875), o espiritismo passava a ser mais facilmente integrado em outras camadas sociais brasileiras.
Atualmente, a Federação Espírita Brasileira (FEB) é a principal organização nacional com a missão de promover a doutrina do espiritismo no país, assim como os preceitos básicos defendidos pelos princípios espíritas.
O que é Comunismo:
Comunismo é uma doutrina social segundo a qual se pode e deve restabelecer o que se chama "estado natural", em que todas as pessoas teriam o mesmo direito a tudo, mediante a abolição da propriedade privada. Nos séculos XIX e XX o termo foi usado para qualificar um movimento político.
Esta palavra tem origem no latim comunis, que significa comum.
Como o comunismo surgiu?
O comunismo tem a sua fundamentação teórica nas teorias do Estado dos sofistas gregos e na obra "República" de Platão, porque a Grécia-Antiga previa a formação de uma sociedade em que as classes sociais não existiriam. Mas o comunismo encontrou bem cedo críticos severos, como Aristóteles.
O comunismo continuou a se fazer sentir em muitos movimentos sectários depois disso, como é o caso de Thomas Münzer e dos anabatistas, em seitas puritanas da América do Norte nos séculos XVII e XVIII, mas com a suposição de que o "amor ao próximo" resultaria de uma regulamentação pública, o que era exatamente o contrário do pensamento cristão.
Assim, a doutrina comunista começou a se inspirar sobretudo numa filosofia de tutela do Estado. Por esse motivo ela reapareceu nas utopias políticas dos séculos XVI e XVII.
A grande reanimação do comunismo ou do socialismo (termos utilizados nos primeiros momentos de forma indistinta como sinônimos), no princípio do século XIX, está relacionada com a Revolução Industrial.
Os abusos do capitalismo e do liberalismo econômico, cometidos pela transformação da economia e da indústria, provocaram um movimento crítico que, em muitos casos, se relaciona com as ideias comunistas.
O que é Marxismo:
Marxismo é um sistema ideológico que critica radicalmente o capitalismo e proclama a emancipação da humanidade numa sociedade sem classes e igualitária.
As linhas básicas do marxismo foram traçadas entre 1840 e 1850 pelo filósofo social alemão Karl Marx e o revolucionário alemão Friedrich Engels, sendo o sistema mais tarde completado e modificado por eles e por seus discípulos, entre eles, Trotsky, Lenine e Stalin.
No ano de 1848, Karl Marx e Friedrich Engels publicam o Manifesto Comunista, onde fazendo uma análise da própria realidade em que viviam chegaram a algumas conclusões acerca do trabalho, da propriedade, das relações produtivas e principalmente a violenta exploração do proletariado. Neste contexto, Max e Engels propõem a luta pelo fim do capitalismo com a adição imediata do socialismo, onde as massas trabalhadoras possuindo os meios de produção assumiriam o poder político e econômico.
O Marxismo tornou-se um dos movimentos intelectuais e políticos mais influentes da sociedade contemporânea. Ainda em vida, Marx participou da criação da Associação Internacional dos Trabalhadores (1864), conhecida por Primeira Internacional, reunindo trabalhadores de vários países europeus e dos EUA.
O Marxismo ou Socialismo Marxista embora promovesse congressos e cooperação operária, teve curta duração, vindo a dissolver-se em 1876, devido à repressão sofrida e às divergências internas. Apesar disto, novas organizações operárias e partidos políticos se destacaram, entre eles o Partido Social Democrata, fundado na Alemanha por Wilhelm Liebknecht e August Bebel.
Foi na Rússia, que o Socialismo Marxista teve maior repercussão, serviu de inspiração para o Partido Operário Social Democrata Russo e fundamentou a criação do primeiro Estado Socialista, em 1917, dividindo o mundo em Capitalista de um lado e Socialista do outro.
Liberalismo
O liberalismo se constituiu na ideologia predominante na sociedade ocidental no século XIX, que preconizava a libertação do homem de todas as formas de coerção e opressão consideradas injustas, a elevação e utilização do valor da pessoa humana para os benefícios próprios e o da sociedade.
O liberalismo desenvolveu-se como expressão dos ideais da burguesia, que justificava, através dele e da Democracia, sua situação socioeconômica e suas aspirações políticas. Vivia-se o apogeu da sociedade liberal, que via todas as possibilidades de aumentar seus lucros e o proletariado sentia-se fortalecido para lutar por uma vida mais humana, mais justa.
O que é Liberalismo:
O liberalismo é uma doutrina político-econômica e sistema doutrinário que se caracteriza pela sua atitude de abertura e tolerância a vários níveis. De acordo com essa doutrina, o interesse geral requer o respeito pela liberdade cívica, econômicae da consciência dos cidadãos.
O liberalismo surgiu na época do iluminismo contra a tendência absolutista e indica que a razão humana e o direito inalienável à ação e realização própria, livre e sem limites, são o melhor caminho para a satisfação dos desejos e necessidades da humanidade. Este otimismo da razão exigia não só a liberdade de pensamento mas também a liberdade política e econômica.
Liberalismo econômico
Do ponto de vista econômico, o liberalismo vem dos fisiocratas, de A. Smith e da teoria do livre cambismo (comércio livre, desenvolvida por eles). O liberalismo esteve intimamente relacionado com o capitalismo e foi a base do desenvolvimento econômico industrial do século XIX, especialmente da expansão econômica da Inglaterra em todo o mundo.
Liberalismo político
O liberalismo político implicava a restrição do poder estatal, não permitindo que o Estado interfira em alguns direitos fundamentais como o direito à vida, à felicidade e à liberdade.
Liberalismo social
O propósito do liberalismo social é defender os direitos humanos e as liberdades civis dos cidadãos contra possíveis atos de opressão do Estado. No entanto, o liberalismo social vai além disso, mas indica que o Estado deve proporcionar aos cidadãos oportunidades no contexto econômico, da saúde, da educação, etc.
Algumas das 30 mil contradições bíblicas
1. A Bíblia nos fala que toda a escritura foi inspirada por Deus (II Timóteo 3:16).
Mas em alguns trechos é negada a inspiração divina (I Coríntios 7:6;5:12) (II Coríntios 11:17).
2. Os Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4).
Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram ? inundação (Gênesis 7:23).
Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33).
3. Deus diz para Noé que tudo o que se move e tem vida servirá de alimento para ele, e também toda a vegetação. Só não poderá comer da carne ainda com vida, ou seja, com sangue (Gênesis 9:3-4).
Deus diz que nem todos os animais podem ser consumidos (Deuteronômio 14:7-20).
4. Toda a terra tinha uma só língua e as mesmas palavras, até que Deus criou vários idiomas diferentes, fazendo com que ninguém entendesse um ao outro (Gênesis 11:1,6-9).
Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada um com sua própria língua (Gênesis 10:5).
5. Deus admitiu que Ele é a causa da surdez e da cegueira (Êxodo 4:11).
Contudo, Deus não aflige os homens por vontade própria (Lamentações 3:33).
6. Deus envia Moisés para o Egito resgatar os filhos de Israel (Êxodo 3:10. 4:19-23).
No caminho, Deus ameaçou Moisés de morte. (Êxodo 4:24-26). Não proveu de explicação.
7. Deus mata todos os animais dos egípcios com uma forte pestilência. Nenhum sobreviveu ? pestilência (Êxodo 9:3-6).
Deus mata todos os animais dos egípcios com uma chuva de granizo (Êxodo 9:19-21,25). (Mas eles já não haviam morrido com a pestilência?)
8. Deus não foi conhecido por Abraão, Isaac e Jacó pelo nome de Javé (Êxodo 6:2-3).
O nome do Senhor já era conhecido (Gênesis 4:26).
9. Deus proíbe que seja feito a escultura de qualquer ser (Êxodo 20:4).
Deus ordenou a fabricação de estátuas de ouro (Êxodo 25:18).
10. Proibição do assassinato (Êxodo 20:13).
Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7).
11. Proibição do roubo (Êxodo 20:15).
Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22).
12. Proibição da mentira (Êxodo 20:16)
Deus permiti a mentira (I Reis 22:22)
13. Você tem que julgar o próximo com justiça (Leviticus 19:15).
Não julgue ninguém para não ser julgado (Mateus 7:1).
14. Deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29).
Deus se arrepende (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10).
15. Deus não pode mentir (Números 23:19).
Deus deliberadamente enviou um “espírito” mentiroso (I Reis 22:20-30) (II Crônicas 18:19-22).
Deus faz pessoas acreditarem em mentiras (II Tessalonicenses 2:11-12).
O Senhor engana os profetas (Ezequiel 14:9).
16. Aarão morreu no monte Hor. Imediatamente depois disso, os israelitas foram para Salmona e Finon (Números 33:38).
Aarão morreu em Mosera. Depois disso, os isralelitas foram para Gadgad e Jetebata (Deuteronômio 10:6-7).
Deus diz a Moisés que Aarão morreu no monte Hor (Deuteronômio 32:50).
17. Nós temos que amar Deus (Deuteronômio 6:5) (Mateus 22:37).
Nós temos que temer Deus (Deuteronômio 6:13) (I Pedro 2:17).
18. Deus escreveu nas tábuas as dez palavras da aliança (Deuteronômio 10:1-2,4).
Deus ditou e Moisés escreveu (Êxodo 34:27-28).
19. Josué queimou a cidade de Hai e reduziu-a a um monte de ruínas para sempre (Josué 8:28).
Hai ainda existe como uma cidade (Neemias 7:32).
20. Josué destruiu totalmente os habitantes de Dabir (Josué 10:38-39).
Os habitantes de Dabir ainda existem (Josué 15:15).
21. Saul destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 15:7-8,20).
David destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 27:8-9).
Finalmente os amalecitas são mortos (I Crônicas 4:42-43).
22. Isaí teve sete filhos além de seu mais jovem, David (I Samuel 16:10.11).
David foi o sétimo filho (I Crônicas 2:15).
23. Saul tentou consultar o Senhor (I Samuel 28:6).
Saul nunca fez tal coisa (I Crônicas 10:13-14).
24. Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10:4-5).
Saul foi morto por um amalecita (II Samuel 1:8-10).
Saul foi morto pelos filisteus (II Samuel 21:12).
25. Davi tomou 1.700 cavaleiros de Adadezer (II Samuel 8:4).
Davi tomou 7.000 cavaleiros de Adadezer (I Crônicas 18:4).
26. Davi matou aos arameus 700 parelhas de cavalos e 40.000 cavaleiros (II Samuel 10:18).
Davi matou aos arameus 7.000 cavalos e 40.000 empregados (I Crônicas 19:18).
27. Israel dispõe de 800.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 500.000 homens (II Samuel 24:9).
Israel dispõe de 1.100.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 470.000 homens (I Crônicas 21:5).
28. Satã provocou Davi a fazer um censo de Israel (I Crônicas 21:1).
Deus sugeriu Davi a fazer um censo de Israel (II Samuel 24:1).
29. Davi pagou 50 siclos de prata por gados e pelo terreno (II Samuel 24:24).
Davi pagou 600 siclos de ouro pelo mesmo terreno (I Crônicas 21:25).
30. Rei Josias foi morto em Magedo. Seus servos o levam morto para Jerusalém (II Reis 23:29-30).
Rei Josias foi ferido em Magedo e pediu para seus servos o levarem para Jerusalém, onde veio a falecer (II Reis 23:29-30).
31. Foram levados 5 homens dentre os mais íntimos do rei (II Reis 25:19-20).
Foram levados 7 homens dentre os mais íntimos do rei (Jeremias 52:25-26).
32. São citados os nomes de 10 pessoas que vieram com Zorobabel (Esdras 2:2)
São citados os nomes de 11 pessoas que vieram com Zorobabel (Neemias 7:7)
33. (Esdras 2:3 & Neemias 7:8) Estas passagens pretendem mostrar a quantidade de pessoas que voltaram do cativeiro babilônico. Compare o número para cada família: 14 deles discordam.
34. A terra vai durar para sempre (Salmos 104:5) (Eclesiastes 1:4).
A terra perecerá (II Pedro 3:10) (Hebreus 1:10-11).
35. Deus fala a respeito de sacrifícios com os filhos de Israel libertos do egito (Levítico 1:1-9).
Deus nega que houvesse dito algo sobre sacrifícios naquela ocasião (Jeremias 7:22).
36. O filho não deve ser castigado pelo erro do pai, ou vice-versa (Deuteronômio 24:16) (Ezequiel 18:20) (II Crônicas 25:4).
Deus vinga a crueldade dos pais nos filhos até a quarta geração (Êxodo 20:5) (Deuteronômio 5:9).
Todos os homens são culpados pelo pecado de Adão. A culpa passou de pai para filhos por diversas gerações (Romanos 5:12).
37. Jesus foi filho de José, que o foi de Jacob (Mateus 1:16).
Jesus foi filho de José, que o foi de Heli (Lucas 3:23).
38. O pai de Salathiel foi Jeconias (Mateus 1:12).
O pai de Salathiel foi Neri (Lucas 3:27)
39. Abiud é filho de Zorobabel (Mateus 1:13).
Resa é filho de Zorobabel (Lucas 3:27).
São citados os nomes de todos os filhos de Zorobabel, mas nem Resa e nem Abiud estão entre eles (I Crônicas 3:19-20).
40. Jorão era o pai de Ozias que era o pai de Joathão (Mateus 1:8-9).
Jorão era o pai de Occozias, do qual nasceu Joás, que gerou Amazias, que foi pai de Azarias que, finalmente, gerou Joathão (I Crônicas 3:11-12).
41. Josias era o pai de Jeconias (Mateus 1:11).
Josias era o avô de Jeconias (I Crônicas 3:15-16).
42. Zorobabel era filho de Salathiel (Mateus 1:12) (Lucas 3:27).
Zorobabel era filho de Fadaia. Salathiel era tio dele (I Crônicas 3:17-19).
43. Sale era filho de Cainan, neto de Arfaxad e bisneto de Sem (Lucas 3:35-36).
Sale era filho de Arfaxad e neto de Sem (Gênese 11:11-12).
44. Ninguém jamais viu a Deus (João 1:18, 6:46) (I João 4:12).
Jacob viu Deus cara a cara (Gênesis 32:30).
Moisés e os anciões de Israel viram Deus (Êxodo 24:9-11).
Deus falou com Moisés cara a cara (Êxodo 33:11) (Deuteronômio 34:10).
Ezequiel viu Deus em uma visão (Ezequiel 1:27-28).
45. Jesus curou um leproso depois de visitar a casa de Pedro e Simão (Marcos 1:29,40-42).
Jesus curou o leproso antes de visitar a casa de Pedro e Simão (Mateus 8:2-3,14).
46. O Diabo levou Jesus primeiro ao topo do templo e depois para um lugar alto para ver todos os reinos do mundo (Mateus 4:5-8).
O Diabo levou Jesus primeiro para o lugar alto e depois para o topo do templo (Lucas 4:5-9).
47. Quem crê no filho de Deus tem vida eterna (João 3:36).
Quem ama a Deus e ao seu próximo tem vida eterna (Lucas 10:25-28).
Quem guarda os 10 mandamentos tem vida eterna (Mateus 19:16-17).
48. O sermão conteve 9 beatitudes (Mateus 5:3-11).
O sermão conteve 4 beatitudes (Lucas 6:20-22).
49. Jesus adquiriu Mateus como discípulo depois de acalmar a tempestade (Mateus 8:26).
Jesus adquiriu Mateus (Levi) como discípulo antes de ter acalmado a tempestade (Marcos 2:14, 4:39)
Obs: O contexto identifica Levi como outro nome para Mateus. Compare [Mateus 9:9-17] com [Marcos 2:14-22] e com [Lucas 5:27-39].
50. O centurião se aproximou de Jesus e pediu ajuda para um criado doente (Mateus 8:5-7).
O centurião não se aproximou de Jesus. Ele enviou amigos e os anciões dos judeus (Lucas 7:2-3,6-7).
51. Jairo pediu a Jesus que ajudasse a sua filha, que estava morrendo (Lucas 8:41-42).
Ele pediu para que Jesus salvasse a filha dele que já havia morrido (Mateus 9:18).
52. Jesus disse aos seus discípulos que deveriam andar calçados com sandálias (Marcos 6:8).
Jesus lhes disse que não deveriam andar descalços (Mateus 10:10).
53. Deus confiou o julgamento a Jesus (João 5:22) (João 5:27,30 8:26) (II Coríntios 5:10) (Atos 10:42).
Jesus, porém, disse que não julga ninguém (João 8:15,12:47).
Os santos hão de julgar o mundo (I Coríntios 6:2).
54. A transfiguração de Jesus ocorreu 6 dias após a sua profecia (Mateus 17:1-2).
A transfiguração ocorreu 8 dias após (Lucas 9:28-29).
55. A mãe de Tiago e João pediu a Jesus para que eles se assentassem ao seu lado no reino (Mateus 20:20-21).
Tiago e João fizeram o pedido, ao invés de sua mãe (Marcos 10:35-37).
56. Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com dois homens cegos (Mateus 20:29-30).
Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com somente um homem cego (Marcos 10:46-47).
57. Dois dos discípulos levaram uma jumenta e um jumentinho para Jesus da aldeia de Bethfagé (Mateus 21:2-7).
Eles levaram somente um jumentinho (Marcos 11:2-7).
58. Jesus amaldiçoou a árvore de figo depois de ter deixado o templo (Mateus 21:17-19).
Ele amaldiçoou a árvore antes de ter entrado no templo (Marcos 11:14-15,20)
59. Um dia após Jesus ter amaldiçoado a figueira, os discípulos notaram que ela havia secado (Marcos 11:14-15,20)
A figueira secou imediatamente após a maldição ser posta (Mateus 21:19).
60. Jesus disse que Zacarias era filho de Baraquias (Mateus 23:35).
Zacarias era filho de Joiada (II Crônicas 24:20-22).
61. Jesus manda amarmos uns aos outros (João 13:34-35).
Você não pode ser um discípulo de Jesus a menos que já tenha aborrecido seus pais, seus irmãos, seus filhos ou sua esposa (Lucas 14:26).
62. Vestiram Jesus com um manto carmesim (Mateus 27:28).
Vestiram Jesus com um manto púrpura (Marcos 25:17) (João 19:2).
63. Após Pedro ter negado Jesus, o galo cantou pela segunda vez (Marcos 14:30,57-72).
O galo só cantou uma vez (Lucas 22:34,60-61) (Mateus 26:34,69-74)
17 versículos bíblicos bizarros
sobre as mulheres
Separamos uma coletânea com trechos bíblicos bizarros sobre as mulheres
Considerado um livro sagrado, a Bíblia não deixa de ter centenas de histórias bizarras. Contradições, profecias nunca cumpridas, intolerâncias e injustiças são encontradas no Novo e Velho Testamento, há quem use o famoso “fora de contexto” para justificar certas passagens realmente esdrúxulas que não condizem com os tempos de hoje, afinal, não devemos esperar muito de um livro escrito há milhares de anos.
Escrita por homens, o livro sagrado dos cristãos, é repleto de absurdos sobre as mulheres. Do Gênesis ao Apocalipse é comum encontrarmos trechos totalmente machistas e misóginos. Por isso, separamos 17 versículos bíblicos horripilantes sobre elas:
1. Eva e todas as mulheres depois dela são castigadas com as dores do parto e sujeição aos homens:
“E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.” Gênesis 3:16
2. Milhares de mulheres foram mortas por cruelmente por conta deste trecho:
“A feiticeira não deixarás viver.” Êxodo 22:18
3. Toda mulher menstruada é pecadora e imunda:
“Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde.E tudo aquilo sobre o que ela se deitar durante a sua separação, será imundo; e tudo sobre o que se assentar, será imundo.” Levítico 15:19,20
4. O homem que fizer sexo com uma mulher menstruada será imundo por 7 dias:
” E se, com efeito, qualquer homem se deitar com ela, e a sua imundícia estiver sobre ele, imundo será por sete dias; também toda a cama, sobre que se deitar, será imunda.” Levítico 15:24
5. Prostitutas serão queimadas:
“E quando a filha de um sacerdote começar a prostituir-se, profana a seu pai; com fogo será queimada.” Levítico 21:9
6. Homens valem mais para Deus do que as mulheres:
“Se for a tua avaliação de um homem, da idade de vinte anos até a idade de sessenta, será a tua avaliação de cinqüenta siclos de prata, segundo o siclo do santuário.Porém, se for mulher, a tua avaliação será de trinta siclos.” Levítico 27:3,4
7. Se um homem morrer, a herança vai para o filho:
“E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha.E, se não tiver filha, então a sua herança dareis a seus irmãos.” Números 27:8,9
8. Mulheres não podem vestir ‘roupas de homens’, abominação é ao Senhor:
“Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus.” – Deuteronômio 22:5
9. Mulheres que fazem sexo são pecadoras:
“Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” Salmos 51:5
10. Mulheres nada sabem e são loucas:
“A mulher louca é alvoroçadora; é simples e nada sabe.” Provérbios 9:13
11. Não dê forças as mulheres:
“Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos ao que destrói os reis.” Provérbios 31:3
12. Por comando de Deus, Oséias compra uma mulher:
“E comprei-a para mim por quinze peças de prata, e um ômer, e meio ômer de cevada.” Oséias 3:2
13. Deus usa ‘mulheres’ como palavra de insulto:
” Eis que o teu povo no meio de ti são como mulheres; as portas da tua terra estarão de todo abertas aos teus inimigos; o fogo consumirá os teus ferrolhos.” Naum 3:13
14. Machos pertencem ao senhor, não as fêmeas:
“Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor.” Lucas 2:23
15. Mulheres são subordinadas aos homens:
“Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.” 1 Coríntios 11:3
“Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.” 1 Coríntios 11:9
16. Mais um versículo que reforça a subordinação:
“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor.” Efésios 5:22
17. Mais um livro do Novo Testamento que reforça que mulheres são subordinadas ao homem:
“Vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos.” 1 Pedro 3:1
Redes
jesus nunca vai voltar aqui estão as provas
1. JESUS ESTABELECE O PRAZO PARA SUA VOLTA:
Mateus 24:34 — “Em verdade vos digo que NÃO PASSARÁ esta GERAÇÃO sem que TODAS essas coisas se cumpram.” (Também em Marcos 13:30 e Lucas 21:32)
Mateus 24:34 — “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer ANTES DE MORREREM TODOS OS QUE AGORA ESTÃO VIVOS.”
Isto mostra que a palavra “geração” na passagem tem seu sentido usual, que naturalmente ocorre ao leitor em uma primeira leitura do texto: o conjunto das pessoas cujos tempos de vida de sobrepõem em uma determinada época, confirmando o prazo de meados do século II para a volta de Jesus
Mateus 10:23 — “Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que NÃO ACABAREIS DE PERCORRER AS CIDADES DE ISRAEL SEM QUE VENHA O FILHO DO HOMEM.”
Embora esta passagem não cite o prazo de uma geração, é perfeitamente condizente com ela. UMA GERAÇÃO seria tempo suficiente para que a “boa nova” de Jesus fosse anunciada em MENOS DA TOTALIDADE das cidades de Israel. É até inconcebível que TODAS as cidades de Israel já não tenham ATÉ HOJE sido visitadas por cristãos pregando o evangelho!
2. O PRAZO É CONFIRMADO:
Mateus 16:27–28 — “Porque o Filho do homem há de VIR NA GLÓRIA de seu Pai, com os seus anjos; E ENTÃO RETRIBUIRÁ a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo, alguns DOS QUE AQUI ESTÃO NÃO PROVARÃO A MORTE ATÉ QUE VEJAM VIR O FILHO DO HOMEM no seu REINO.” (Também em Marcos 8:38–9:1 e Lucas 9:26–27)
3. TAMBÉM CAIFÁS DEVERIA PRESENCIAR A VINDA DE JESUS:
Mateus 26:64 — Repondeu-lhe Jesus: “É como disseste; contudo vos digo que VEREIS EM BREVE o Filho do homem assentado à direita do Poder, e VINDO SOBRE AS NUVENS do céu.” (Também em Marcos 14:62)
Nada disso aconteceu. Aconteceu?
4. PRIMEIROS CRISTÃOS ACREDITAVAM QUE PRESENCIARIAM O ADVENTO:
1 Coríntios 15:51–52 — “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, NEM TODOS DORMIREMOS, MAS TODOS SEREMOS TRANSFORMADOS, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e OS MORTOS RESSUSCITARÃO incorruptíveis, e nós seremos transformados.”
Paulo se inclui entre os que irão testemunhar a vinda de Jesus. Note o seu uso do pronome “nós”:
1 Tessalonicenses 4:14–15 — Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que NÓS, OS QUE FICARMOS VIVOS para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. […]
5. OS ROMANOS QUE MATARAM JESUS PRESENCIARIAM SUA VOLTA:
Apocalipse 1:7 — Eis que vem com as nuvens, e TODO O OLHO O VERÁ, ATÉ OS MESMOS QUE O TRASPASSARAM; […]
6. PRIMEIROS CRISTÃOS ACREDITAVAM QUE JÁ VIVIAM OS “ULTIMOS TEMPOS”:
1 Coríntios 10:11 — Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso NOSSO, PARA QUEM JÁ SÃO CHEGADOS OS FINS DOS SÉCULOS.
Hebreus 9:26 — […] MAS AGORA NA CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
Hebreus 10:25 — Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto VEDES QUE SE VAI APROXIMANDO AQUELE DIA.
Atos 02:15–17 — Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E NOS ÚLTIMOS DIAS acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos.
2 Pedro 3:3–4 — […] NOS ÚLTIMOS DIAS virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: “Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.”
7. OUTRAS DECLARAÇÕES QUE MOSTRAM A IMINÊNCIA DA VOLTA DE JESUS:
João 5:25 — “Vem a hora, E AGORA É, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus.”
Romanos 16:20 — E o Deus de paz esmagará EM BREVE Satanás debaixo dos vossos pés.
Paulo até mesmo sugeriu que não se fizessem planos para o futuro:
1 Coríntios 7:29–31 — Isto, porém, vos digo, irmãos, que O TEMPO SE ABREVIA; pelo que, doravante, os que têm mulher sejam como se não a tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que folgam, como se não folgassem; os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa.
Hebreus 10:37 — Pois ainda em BEM POUCO TEMPO, aquele que há de vir, virá, e NÃO TARDARÁ.
Tiago 5:7–8 — Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque A VINDA DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMA.
1 Pedro 4:7 — Mas já ESTÁ PRÓXIMO O FIM DE TODAS AS COISAS, por tanto sede sóbrios e vigiai em oração
O Apocalipse, por ser justamente uma profecia simbólica da volta triunfante de Jesus, abunda em avisos sobre sua iminência.
Apocalipse 1:1 — Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que BREVEMENTE devem acontecer;
Apocalipse 1:3 — Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o TEMPO ESTÁ PRÓXIMO.
Apocalipse 3:11 — “Venho SEM DEMORA“.
Apocalipse 22:12 — “Eis que CEDO venho”.
Apocalipse 22:20 — Aquele que testifica essas coisas diz: “Certamente CEDOvenho.”
Apocalipse 27:7 — “Eis que CEDO venho”.
Como podemos ver todas estas passagens demonstram que jesus cristo é
um grande mentiroso alienado




A FARSA DOS 10 MANDAMENTOS
OS MENTIROSOS DEZ MANDAMENTOS
Quem já estudou a bíblia e o velho testamento a fundo pôde conferir que o mesmo esta recheado de mortes, desgraças, pragas, iras, guerras, vinganças, ciúmes, mentiras, disputa pelo poder e etc. Jeová mentiu em diversas situações e muitas promessas que saiu da boca de Jeová nunca se cumpriram. Vamos verificar nesse breve estudo se Jeová mentiu nos 10 Mandamentos. Hoje no Brasil a maioria da população se declara cristãos e católicos e ambos servem o mesmo deus, Yahweh a entidade adorada pelos judeus. Afinal de contas quais foram os 10 Mandamentos dados por Jeová a Moisés? No livro de Êxodo 20:3-17, os 10 Mandamentos são narrados assim:
1-Não terás outros deuses diante de mim;
2-Não farás para ti imagem de escultura;
3-Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;
4-Lembra-te do dia do sábado, para o santificar;
5-Honra a teu pai e a tua mãe;
6-Não matarás;
7-Não adulterarás;
8-Não furtarás;
9-Não dirás falso testemunho contra o teu próximo;
10-Não cobiçarás a casa, a mulher, (...) nem coisa alguma do teu próximo.
São esses os famosos Dez Mandamentos que foram escritos em tábuas de pedra, as quais Moisés quebrou devido ao culto do povo ao um bezerro de ouro; Ex 32:19 / 25-29. Jeová se ofendeu com o bezerrinho de ouro; como consequência deu a seguinte ordem: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho. E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Jeová através de Moisés; e caíram do povo aquele dia 3 mil pessoas.
E disse mais Jeová: Consagrai hoje as vossas mãos a Jeová; porquanto cada um será contra o seu filho e contra o seu irmão; e isto, para que Jeová vos conceda hoje uma bênção. Resumindo a história cada um matou seu amigo, seu irmão pra receber uma benção, isso mesmo 3 mil pessoas foram mortas para serem abençoadas, por causa da ofensa de Jeová. Amor e misericórdia naquela época simplesmente não existiam. Jeová já vinha treinando os judeus pras guerras futuras, consagrar neste contexto significa sacrifico humano. É estarrecedor como Moises conduzia as coisas naquela época, mas o problema não era Moises, o mau vinha da parte de Jeová.
Agora vamos pegar a mentira no “pulo do gato”. Depois das matanças Jeová resolve dar novas tábuas da lei, ou seja, novos dez mandamentos, vamos à leitura do texto: Então disse Yahweh a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste; Ex 34:1.
Jeová disse que iria escrever as MESMAS PALAVRAS, mas... Em Êxodo 34:14-26, Jeová mudou os 10 mandamentos, vamos conferir um por um.
1- Não adorarás a nenhum outro deus;
2- Não farás para ti deuses de fundição;
3- A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos...;
4- Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás;
5-Também guardarás a festa das semanas, que é a festa das primícias da ceifa do trigo...;
6- Três vezes no ano todos os teus varões aparecerão perante o Senhor Jeová...;
7- Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício com pão levedado;
8- Nem o sacrifício da festa da páscoa ficará da noite para a manhã;
9- As primeiras das primícias da tua terra trarás à casa do Senhor teu Deus;
10- Não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.
Apenas 3 mandamentos se assemelham aos primeiros, o resto Jeová editou, disse que iriam ser os mesmos, mas mudou de ideia. Em Dt 5 é repetido a primeira versão que não foi considerada oficial por Jeová. O texto diz: E esteve Moises com Jeová 40 dias e 40 noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os 10 Mandamentos; Ex 34:28. Dez mandamentos considerado oficial por Jeová é a segunda versão que esta em Êxodo 34:14-26 e não a de Êxodo 20:3-17; e Jeová disse mais a Moises: Escreve estas palavras; porque conforme ao teor destas palavras (2ª versão) tenho feito aliança contigo e com Israel. Os textos são divergentes.
Paulo considerou os 10 mandamentos ministério de morte. Isso significa que tudo que vinha dos judeus da parte de Jeová era lixo. Pergunta: Quais foram os mandamentos escrito em tábuas de pedra? Acabamos de ler em Êxodo que foram os 10 mandamentos que muita gente considera uma maravilha, mas Paulo considerou ruim, e de fato o são. O texto diz: E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória; II Cor 3:7. E Paulo ainda considerou as leis e os rituais do antigo concerto esterco: E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas (Essas coisas quais? A velha aliança; isso inclui os 10 mandamentos), e as considero como ESTERCO, para que possa ganhar a Cristo; Fp 3:8.
Sete Pecados Capitais
Os Sete pecados capitais trata-se de paixões da alma humanas conhecidas atualmente como vícios que é muito antiga, e que precede ao surgimento do cristianismo, mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuito de controlar seus seguidores. Os pecados capitais são pecados provenientes do homem, ou seja, paixões praticadas pelo ser humano, mas e quando um deus que se declara santo e irrepreensível também se comporta como os homens, ou seja, também peca? Como fica? Os 7 Pecados Capitais são:
-
Gula
-
Avareza
-
Luxúria
-
Ira
-
Inveja
-
Preguiça
-
Soberba
No caso do deus Jeová podemos citar a Ira. Sim Jeová é iracundo e sua ira dura para sempre, nunca acaba, pois Jeová se ira todos os dias; Sl 7:11. Quanto mais tolo é alguém, mais se ira, como Jeová se ira todos os dias, todos os dias faz papel de tolo; Ecl 7:9. Jeová também é o deus da luxuria e da avareza. Nas guerras mandava matar e trazer o despojo, isto é, o ouro e a prata. Jericó foi destruída e a prata, o ouro, os vasos de metal deveriam ser trazidos a Jeová, pois deveriam ser depositados no seu tesouro particular; Js 6:19 /6:24 / I Reis 7:51 /15:18. Jeová tem tesouro na terra, batendo de frente com Mt 6:19.
Jeová nos 10 mandamentos ordenou não cobiçar a mulher do próximo (Israel), mas a mulher que não era israelita podia cobiçar e até estuprar. Jeová disse: Quando saíres à guerra contra os teus inimigos, e o Senhor Jeová teu deus os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares prisioneiros, e tu entre os presos vires uma mulher formosa à vista, e a cobiçares, e a tomares por mulher, então a trarás para a tua casa; e ela rapará a cabeça e cortará as suas unhas. E será que, se te não contentares dela (atração sexual), a deixarás ir à sua vontade; Dt 21:10-14. O texto é bem claro, mulher feia que não agradou deveria ser jogada fora, descartada.
Mas as bonitas podia cobiçar e estuprar a vontade. Pois sexo sem consentimento caracteriza um estrupo. É por isso que os 10 Mandamentos ditados por Jeová a Moises são ruins porque só não podia cobiçar, matar, estuprar, roubar e etc quem fosse do arraial de Israel. Nas guerras tudo era permitido, Jeová dava carta branca pra tudo. Os 10 mandamentos são maus por que fazem acepção de pessoas. Por isso Paulo os considerou ministério de morte e esterco.